Enroladinho de Salsicha de Forno: A Receita Perfeita pra Matar a Fome!

E aí, tudo bem? Hoje vamos fazer um clássico que todo mundo ama: o famoso enroladinho de salsicha. Sabe aquele salgado de festa de criança, de lanchonete de bairro, que tem gostinho de felicidade? É esse mesmo! E o melhor: a massa é super fofinha e não tem mistério nenhum.

Bora colocar a mão na massa?

O que você vai precisar (Ingredientes):

Para a Massa (a estrela do show):

  • Farinha de trigo: Umas 3 xícaras (aproximadamente 500g). Deixa um pouquinho a mais do lado, caso precise pra dar o ponto.
  • Leite morno: 1 xícara (240ml). “Morno” é tipo mamadeira de bebê, sabe? Se estiver muito quente, mata o fermento!
  • Fermento biológico seco: 1 pacotinho (10g). Aquele de pão mesmo.
  • Açúcar: 2 colheres de sopa. Ajuda o fermento a trabalhar e deixa a massa mais saborosa.
  • Sal: 1 colher de chá.
  • Óleo: ¼ de xícara (60ml). Pode ser de soja, girassol… o que tiver aí.
  • Ovo: 1 unidade.

Para o Recheio e Finalização:

  • Salsichas: Umas 10 a 12 unidades.
  • Gema de ovo: 1 gema pra pincelar e deixar tudo douradinho.
  • Orégano ou queijo ralado (opcional): Pra dar aquele toque final por cima.

Mãos na Massa: O Passo a Passo

1. Ativando o Fermento (O truque pra massa crescer!):
Numa tigela, coloque o leite morno, o açúcar e o pacotinho de fermento. Dê uma misturadinha leve e espere uns 5 a 10 minutos. Você vai ver que vai formar uma espuminha por cima. Isso é sinal de que seu fermento está vivo e pronto pra festa! Se não formar a espuma, melhor usar outro pacotinho de fermento.

2. Preparando a Massa:
Numa tigela grande (ou na bancada limpa), coloque a farinha de trigo e faça um “vulcão” no meio. Adicione o sal nas bordas da farinha (evite jogar direto no fermento).

Agora, dentro do “vulcão”, despeje a mistura do fermento que já está com a espuminha. Adicione também o óleo e o ovo. Com um garfo ou com as mãos, comece a misturar tudo, trazendo a farinha das bordas para o centro, até virar uma massa mais firme.

3. A Hora de Sovar (A terapia!):
Jogue a massa em uma superfície com um pouquinho de farinha e comece a sovar. É aquele movimento de empurrar a massa com a base da mão e dobrar de volta. Faça isso por uns 10 minutos. No começo, ela pode grudar um pouco, mas continue! Se precisar, vá adicionando um tiquinho de farinha. O ponto certo é quando ela estiver bem lisa, elástica e não grudar mais nas mãos.

4. O Descanso da Beleza:
Faça uma bola com a massa, coloque de volta na tigela (pode passar um fiozinho de óleo pra não grudar), cubra com um pano de prato limpo ou plástico filme e deixe descansar num lugar quentinho (tipo dentro do forno desligado) por cerca de 1 hora, ou até ela dobrar de tamanho.

5. Enquanto a Massa Cresce…
Aproveite pra preparar as salsichas. Uma dica boa é dar uma fervidinha nelas por uns 3 minutos. Isso ajuda a tirar um pouco do corante e do excesso de sal. Depois, é só escorrer e secar bem com papel toalha. Você pode usar elas inteiras ou cortar ao meio, você que manda!

6. A Mágica Acontece: Montando os Salgados!
Depois que a massa cresceu e ficou linda, dê um soquinho de leve nela pra tirar o ar. Abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada, deixando com uma espessura de mais ou menos meio centímetro (nem muito fina, nem muito grossa).

Corte a massa em tiras compridas, com uns 2 ou 3 dedos de largura. Agora é a parte divertida: pegue uma tira e enrole na salsicha, como se estivesse enrolando uma múmia, deixando as pontinhas da salsicha pra fora. Dê uma apertadinha na ponta da massa pra ela não soltar.

7. O Segundo Descanso (Quase lá!):
Coloque os enroladinhos em uma forma untada e enfarinhada, deixando um espacinho entre eles. Cubra com o pano de novo e deixe descansar por mais uns 20 a 30 minutos. Eles vão dar mais uma inchadinha e ficar ainda mais fofos.

8. O Grand Finale: Assando!
Pré-aqueça o forno a 180°C.

Misture a gema com uma colher de sopa de água ou leite e pincele delicadamente por cima de cada enroladinho. Isso vai garantir aquela cor dourada maravilhosa! Se quiser, salpique um pouco de orégano ou queijo parmesão ralado por cima. Fica um espetáculo!

Leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos, ou até você ver que eles estão bem douradinhos por cima. O cheiro que vai tomar conta da sua casa é simplesmente incrível.


E pronto! Agora é só tirar do forno, esperar amornar um pouquinho (se você aguentar a ansiedade) e se deliciar. Fica perfeito com um ketchup, mostarda ou aquele molhinho de maionese caseiro.

Espero que você ame fazer e principalmente, comer! Bom apetite! 😉✨