
Tenho certeza que quando você foi a primeira vez ao Outback e recebeu aquele pão escuro com um pouco de manteiga batida, ficou impressionado com o sabor e ficou se perguntando como fazer, qual a receita daquele pãozinho delicioso que é servido como entrada nas redes de restaurantes do Outback. Então vamos por a mão na massa, pois fazer pão é uma terapia, e este aqui é a terapia do final de semana feliz. O cheiro que vai ficar na sua casa é um bônus maravilhoso. E não, não é difícil! É mais sobre paciência e carinho do que qualquer outra coisa.
Tempo de Batalha na Cozinha:
- Mão na Massa (Preparo): Uns 20 minutos
- Tempo de Descanso (A soneca da massa): Cerca de 1h30 a 2h (esse é o tempo de ver um episódio da sua série favorita)
- Tempo de Forno: 25-30 minutos
- Rendimento: 2 pães médios (um pra agora, outro pra congelar… ou pra agora também, quem somos nós pra julgar?)
- Nível de Dificuldade: Médio-Fácil. Se você tem braços e paciência, você consegue!
O Arsenal Secreto (Ingredientes):
- Para a Massa Mágica:
- 1 xícara (240ml) de água morninha (tipo de mamadeira, não pode ser quente pra não matar o fermento!)
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1 pacotinho (10g) de fermento biológico seco
- 2 xícaras de farinha de trigo (aquela comum mesmo)
- 1 xícara de farinha de trigo integral (para dar aquela cor e sabor rústico)
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó (NÃO é achocolatado, pelo amor! Tem que ser o amargo, 50% ou 100%)
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de melado de cana (ou melaço, é o que dá a cor escura e o sabor característico!)
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- Um pouquinho de fubá para polvilhar
- Para a Manteiga dos Deuses (não pule essa parte!):
- 100g de manteiga sem sal, bem gelada e em cubos
- 1 colher de sopa de mel (ou a gosto)
Mãos na Massa: O Ritual do Pão Perfeito
Passo 1: Ativar o Fermento (Acorda, galera!)
Numa tigela pequena, misture a água morninha, o açúcar mascavo e o fermento. Dê uma mexidinha e deixe quieto por uns 5-10 minutos. Vai formar uma espuminha por cima. Se formou, ótimo! Seu fermento está vivo e pronto pra festa. Se não, infelizmente ele partiu dessa para uma melhor e você vai precisar de um novo.
Passo 2: Misturar os Secos (A base de tudo)
Enquanto o fermento acorda, pegue uma tigela grande e misture as duas farinhas (a branca e a integral), o chocolate em pó e o sal. Dê uma boa misturada com um garfo para tudo ficar uniforme.
Passo 3: Juntar Tudo (A hora da bagunça gostosa)
Faça um buraco no meio da sua mistura de secos (tipo um vulcão). Despeje lá dentro a mistura do fermento já ativado, o mel e o melado de cana. Comece a misturar com uma colher, do centro para as bordas. Quando começar a virar uma massa, adicione a manteiga em temperatura ambiente.
Passo 4: A Hora da Sova (Malhação de braço!)
Jogue a massa numa bancada limpa e levemente enfarinhada. Agora é a hora da verdade. Sove a massa com vontade por uns 10 a 15 minutos. Empurra com a base da mão, dobra, vira e repete. No começo ela vai ser meio grudenta e esquisita, mas confia no processo! Ela vai se transformar numa massa lisa, elástica e que não gruda tanto nas mãos. (Se tiver batedeira planetária com gancho, pode deixar ela fazer o trabalho por uns 8 minutos).
Passo 5: O Primeiro Descanso (Shhh, o pão está dormindo)
Faça uma bola com a massa. Unte levemente a tigela grande com um fio de óleo, coloque a bola de massa lá dentro e vire para que todos os lados fiquem untados. Cubra com um pano de prato limpo ou plástico filme e deixe descansar num lugar quentinho (longe de corrente de ar) por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passo 6: Modelando a Belezinha
Depois do descanso, a massa estará grandona e fofa. Dê um soquinho carinhoso nela para tirar o ar. Divida a massa em duas partes iguais. Modele cada parte no formato de um “zeppelim” ou uma bola mais ovalada, que é o formato clássico.
Passo 7: O Segundo Descanso (A soneca da beleza)
Coloque os pães numa forma grande, deixando um espaço entre eles. Polvilhe generosamente o fubá por cima de cada pão. Cubra novamente com o pano e deixe descansar por mais 30 a 45 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Passo 8: O Grand Finale no Forno!
Leve os pães para o forno pré-aquecido e asse por 25 a 30 minutos. Para saber se está pronto, dê umas batidinhas na parte de baixo do pão. Se o som for oco, ele está perfeito!
Enquanto o Pão Assa: A Manteiga Cremosa Mágica
Isso é moleza! Coloque os cubos de manteiga gelada e o mel numa tigela. Com um mixer de mão ou na batedeira, bata em velocidade alta por uns 2-3 minutos. A manteiga vai ficar super aerada, fofinha e com uma cor mais clara. É isso! Guarde na geladeira até a hora de servir.
A Melhor Hora: A Degustação!
Tire os pães do forno e coloque-os sobre uma grade para esfriar um pouco. O segredo é servir o pão ainda morninho, com aquela manteiga cremosa derretendo por cima.
Corte a primeira fatia, passe uma camada generosa de manteiga e feche os olhos. Pronto. Você acabou de trazer o Outback para a sua casa. Prepare-se para os elogios, porque eles virão!
Bom apetite! 😉